a resistência à mudanças vai atrasar seu progresso.
mudar nunca será sinônimo de abandonar o que se construiu. é sobre revisitar, com maturidade, aquilo que já não nos serve mais e seguir em frente numa experimentação criativa, profissional e humana!
eu resisto, tu resistes, ele resiste.
nós resistimos, vós resistis, eles resistem, mas na gramática da vida, nem sempre percebemos que estamos resistindo, muitas vezes, essa resistência se disfarça de prudência, planejamento, análise e encontramos sempre um jeito de nomear o desconforto diante da mudança.
outras vezes, ela se esconde em frases como, “agora não é o momento”, “só mais um tempo”, “quando eu estiver pronta”, quem nunca?! mas a verdade, comunidade querida, é que a recusa em se mover não nos mantém no mesmo lugar, ela nos faz perder oportunidades, energia e espaço de atuação.
e eu vou além, quanto mais adiamos o que já sabemos que precisa mudar, mais difícil se torna colocar no mundo a narrativa, os projetos e até os movimentos daquela profissional que a gente ambiciona ser.
BRANDYOURSELF é uma iniciativa que faz parte do projeto CONVERSAS PARALELAS focada em impulsionar carreiras criativas femininas que ambicionam estabilidade financeira e reconhecimento.
🗝️ conheça nosso programa de ensino e faça sua inscrição aqui!
não é só sobre medo, é sobre impacto real no percurso!
no mercado criativo a mudança é uma constante, os contextos, estratégias, tecnologias e até as trends alteram-se o tempo todo.
a reinvenção profissional não é mais artigo de luxo, mas condição de permanência.
e quando se escolhe não mudar, a consequência não é estabilidade, é estagnação, tanto que não me surpreendi ao ler num estudo da Universidade de Princeton de 2021 que apontava que 94% das pessoas entrevistadas acreditam que o adiamento de decisões importantes impacta negativamente sua produtividade e saúde mental. na prática, isso significa que a resistência ativa um modo de sobrevivência que, a longo prazo, paralisa.
sofremos para fazer escolhas, mas não sofreremos mais ao nos dar conta do resultado da nossa passividade?
daquelas perguntas que precisam começar a permear nosso funcionamento, viver num eterno “E SE”, ao meu ver pode ser tão ou mais agridoce do que o peso de uma escolha e um potencial fracasso no meio do caminho.
encare o incômodo como bússola, não como inimigo.
é comum ouvirmos que mudanças vêm acompanhadas de desconforto, mas o que nem sempre se diz é que o desconforto também é uma forma de clareza, grandes transformações nascem justamente desse lugar que tanto evitamos. aquela máxima, de começar, muitas vezes, pelo que a gente não quer, não gosta, não faz mais sentido, é real.
o incômodo aponta desalinhamentos, convida à revisão, sinaliza que algo precisa ser atualizado, uma escolha, uma rotina, uma linguagem.
outro dia, assistindo a um curso da Casa do Saber, ouvi uma reflexão sobre a psicanalista e filósofa francesa Cynthia Fleury que dizia que resistir ao sofrimento psíquico não é negá-lo, mas criar estrutura para que ele se transforme em potência.
da psicanálise direto para a vida, mudanças só são possíveis quando reconhecemos que não dá mais para aturar o que um dia foi confortável.
é o incômodo que abre caminho para a coragem e para o novo.
PERGUNTAS PARA GERAR MOVIMENTO!
— qual escolha você vem adiando há mais de seis meses e por quê?
— o que você chama de “estabilidade” ainda faz sentido ou já virou zona de proteção?
— que parte da sua identidade criativa e profissional precisa ser revista com mais honestidade?
MOVIMENTOS POSSÍVEIS PARA O AGORA!
— reformule seu portfólio, currículo ou bio para refletir a profissional que você deseja ser agora.
— convoque uma conversa difícil com alguém que representa um ciclo que já precisa ser encerrado.
— escolha um projeto parado e determine um novo prazo ou libere espaço e feche com dignidade porque não precisa se arrastar por mais tempo!
você nunca estará 100% pronta, comece assim mesmo!
existe uma armadilha sutil que prende muitas mulheres talentosas.:
esperamos que gostem dessa edição, CONVERSAS PARALELAS é mais do que uma newsletter, é um ecossistema de pensamento, estratégia e ação voltado ao impulsionamento profissionalização de carreiras criativas com profundidade, intenção e visão de futuro!
se este conteúdo fez sentido pra você, considere fazer o upgrade para participar da comunidade e receber inúmeros benefícios e compartilhe com quem está buscando não apenas visibilidade, mas relevância, vamos adorar receber mais profissionais inquietos na comunidade!
⚡siga nosso instagram para mais reflexões!
📱 faça parte da nossa comunidade no whatsapp para receber insights!
Exatamente o que precisava ler! Certeira como sempre Ly!
eita, atrás de eita! parabéns como sempre, Ly!