conversas paralelas, por ly takai.

conversas paralelas, por ly takai.

Share this post

conversas paralelas, por ly takai.
conversas paralelas, por ly takai.
você nunca estará 100% pronta, comece assim mesmo!

você nunca estará 100% pronta, comece assim mesmo!

como a busca pelo momento ideal se tornou a maior armadilha na construção de carreiras femininas brilhantes - e por que começar "imperfeita" pode ser sua maior vantagem estratégica.

Avatar de ly takai
ly takai
mar 10, 2025
∙ Pago
32

Share this post

conversas paralelas, por ly takai.
conversas paralelas, por ly takai.
você nunca estará 100% pronta, comece assim mesmo!
4
6
Compartilhar

existe uma armadilha sutil que prende muitas mulheres talentosas.:

a espera pelo momento certo.

na ilusão da prontidão absoluta, faz morada aquela sensação de que ainda não temos conhecimento suficiente, experiência o bastante ou até mesmo a confiança necessária para se lançar ao mundo, mesmo que o projeto em si não carregue grandes pretensões, conduzimos esse sentimento até mesmo para hobbies inofensivos. 

por que esperamos tanto para começar?

a questão da prontidão parece tocar em algo profundamente enraizado na psique feminina.

na minha própria vivência me dou conta de que quando digo que "não estou 100% pronta ainda", não estou apenas falando de qualquer que seja a preparação técnica, mas começo a adentrar os territórios complexos da auto exigência e de um perfeccionismo fantasioso que, curiosamente, afeta muito mais cada uma de nós.

descubro, tanto nesse percurso pessoal quanto acompanhando outras mulheres, é que a busca pela preparação perfeita frequentemente mascara dois de nossos medos mais profundos.: o medo de ocupar espaços e consecutivamente, o medo de desagradar.

historicamente, fomos condicionadas a pedir permissão, a esperar nossa vez (ela alguma vez chegou? se chegou, com que delay?), a não "aparecer demais". 

esse condicionamento social até hoje se manifesta como uma voz interior que nos diz que precisamos estar extraordinariamente elaboradas para merecer nosso lugar, por menor que ele seja. 


em nossa comunidade PRIME você ganha acesso ao histórico de pautas, entrevistas com especialistas, imersões que já aconteceram, os encontros que acontecerão esse ano e uma série de outros benefícios, faça o upgrade!


nesses anos de prática como mentora, encontrei constantemente profissionais brilhantes que postergam seus projetos não por falta de competência, mas por essa expressão social-cultural da contemporaneidade que aprendemos a chamar de "síndrome da impostora".

eu mesma já ampliei meus prazos na busca de algo que muitas vezes nem eu tenho certeza se está mesmo faltando. é fascinante como mesmo essas profissionais altamente qualificadas frequentemente se pegam pensando que precisam de mais tempo, que ainda não estão no nível necessário ou com medo de serem pegas no pulo porque “e se perceberem que não sou tão boa assim?".

tamanho perfeccionismo até pode ser um mecanismo de defesa, que nos protege do medo do fracasso, do julgamento alheio, da vulnerabilidade que expor nossas ideias ao mundo traz, mas essa proteção tem nos cobrado um preço alto.: a paralisia. 

ficamos reféns de uma versão inatingível de nós mesmas que nós ajudamos a alimentar, enquanto o tempo passa e as oportunidades nos escapam entre os dedos.

que essa seja uma oportunidade para resgatar desejos, relembrar dos planos parados, reviver a certeza de que o crescimento não acontece no plano das ideias, ele se dá na ação. 

a coragem de agir é mais valiosa que a preparação excessiva.

quando você começa antes de se sentir "pronta", ganha algo que nenhuma preparação te dá, experiência real. cada tentativa sempre trará um aprendizado, cada erro, um ajuste de rota e a cada passo em direção aos planos, maior proximidade da vida que você deseja viver e da maneira como você quer se expressar nesse mundo de forma honesta e realista.

abrace a imperfeição se quiser progredir. 

na tentativa de reescrever nossa história e fazer desse ano um panorama memorável, vim dividir com vocês como tenho contornado minhas próprias ansiedades e expectativas para viver o momento que tanto esperei na carreira.

assim como tem me ajudado, espero que te ajude!


Esta publicação é para assinantes pagos.

Já é um assinante pago? Entrar
© 2025 ly takai
Privacidade ∙ Termos ∙ Aviso de coleta
Comece a escreverObtenha o App
Substack é o lar da grande cultura

Compartilhar