seja memorável em meios aos ruídos!
a construção de uma presença profissional simbólica exige mais do que excessos, pede coerência narrativa, consciência e coragem para sustentar nossas ideias em um mundo de distrações fáceis!
visibilidade se tornou moeda e a presença digital, um bem disputado.
vocês estão cansadas(os) de ler que não se trata de dançar todas as danças, mas de escolher aquelas que respeitam nosso ritmo e fazer concessões necessárias se tivermos real interesse em ocupar e nos manter nesses ecossistemas profissionais cada vez mais frenéticos e difíceis de prever. estamos acompanhando uma era de divergências entre gerações, inovações sendo lançadas numa dinâmica que nem sempre conseguimos acompanhar. por isso, sentir-se fora do compasso é natural, ouso dizer que é esperado!
de qualquer forma, resta aceitar — de uma vez por todas! — que a adaptação é inegociável e inevitável, podendo custar inclusive a sua permanência de forma sustentável no mercado de trabalho, independente da sua forma de atuação, ainda que estejamos a tatear (e desenhar) os futuros possíveis das indústrias criativas. nem sempre sabemos onde vamos parar, mas não estar em movimento é perigo à vista!
nesse cenário saturado, a relevância não estará em aparecer todos os dias, mas em construir sentidos que resistam ao tempo, mas isso vocês já sabem há tempos.
quando advogamos sobre ser memorável em meio aos ruídos, é menos sobre visibilidade e mais sobre a qualidade simbólica daquilo que você entrega ao mundo, mas será que você já compreendeu (e coloca em prática) exatamente o que tem de significativo para colocar na mesa?!
perguntas que podem alinhar sua presença à sua potência.:
— qual afirmativa simbólica sustenta sua carreira e marca pessoal hoje?
— você tem clareza sobre o tipo de percepção que deseja provocar a médio e longo prazo?
— a sua linguagem (verbal e visual) reflete a maturidade da sua trajetória e a força dessa afirmativa que você diz carregar?
se não tem ideia do que estou falando, passou da hora de conectar as peças soltas e encontrar algumas respostas e caminhos para seguir!
não é só sobre volume, é sobre densidade!
de acordo com o relatório Global Digital Report 2024 (we are social + meltwater), mais de 60% da população mundial está ativa nas redes sociais, o que representa 5,04 bilhões de pessoas produzindo, compartilhando e replicando ideias diariamente. é um número impressionante, sejamos honestas, mas quais são os efeitos disso tudo é o que temos questionado nesse microcosmo paralelo.
do meu humilde ponto de vista, a consequência disso é um ecossistema profissional e criativo de sobrecarga, onde a atenção se fragmenta e a superficialidade se normaliza.
nesse ambiente, apresentar-se de maneira memorável não é uma questão de frequência ou estética visual, é uma questão de posicionamento intelectual, domínio da própria narrativa e comprometimento com a construção de valor simbólico.
ser lembrada é estar ancorada em ideias que não cedem à volatilidade.
lembrar do nosso compromisso com a intenção — ou melhor, as diferentes intenções que nos movem diariamente — é o alimento, ou quem sabe a bateria com vida longa, que nos ajudará a navegar nesse mar de ruídos!
quem não cria universo, vira personagem secundária no feed dos outros!
adoramos culpar os outros em nossos processos, terceirizar responsabilidades, incomodando-nos até com o sucesso alheio como se ele fosse a razão dos nossos fracassos profissionais. não à toa, protagonismo é palavra de ordem nessa comunidade, é através dele que conseguimos, de forma verdadeiramente original, colocar nossa voz no mundo.
até porque, a lógica de produção de conteúdo acelerado — impulsionada por fórmulas, templates e promessas de viralização — tem empobrecido o potencial expressivo de profissionais brilhantes. e muitas de vocês podem se encontrar nesse lugar de não conseguir se destacar das cacofonias incessantes, têm se dobrado ao passo a passo como se a vida se resolvesse com um prompt — e, com isso, esvaziam, sem nem perceber, sua própria potência profissional.
confundiu-se autenticidade com espontaneidade rasa e autoridade com autopromoção.
no entanto, repito o que sempre disse, profissionais verdadeiramente memoráveis não são aquelas que seguem tendências, mas aquelas que criam códigos próprios a partir das mudanças de mundo e diante daquelas que fazem sentido para si. com isso, sustentam coerência e evoluem sem se descaracterizar.
em que ponto você tem deixado sua carreira quando decidiu repetir o que todos estão fazendo só para garantir que o algoritmo entregue suas narrativas?!
questione-se. até porque, segundo o estudo Future of Reputations (Linkedin, 2023), 78% dos tomadores de decisão em mercados criativos consideram “narrativa pessoal bem desenvolvida” como um fator determinante na hora de fechar parcerias ou contratações. talvez seja a hora de pensar na sua!
três direções para começar agora.:
— analise quais temas você repete e quais ainda não teve coragem de desenvolver na sua experimentação intelectual e criativa
— atualize os elementos simbólicos da sua narrativa e entenda como teus temas de interesse criam algo novo
— abandone a necessidade de estar em todos os lugares e concentre-se em criar profundidade em um só
nossa masterclass BRANDYOURSELF seguirá na defesa da construção de uma carreira e da criação de uma marca pessoal que seja sustentável do ponto de vista mental, criativo e financeiro, afinal…
sua criatividade merece ser remunerada, invista em você e faça a inscrição por menos de 30 reais ao mês!
esperamos que gostem dessa edição, CONVERSAS PARALELAS é mais do que uma newsletter, é um ecossistema de pensamento, estratégia e ação voltado ao impulsionamento profissionalização de carreiras criativas com profundidade, intenção e visão de futuro!
nossas reflexões atravessam branding pessoal, cultura, consumo e posicionamento no mercado com um compromisso, impulsionar trajetórias sustentáveis, autorais e longevas.
se este conteúdo fez sentido pra você, considere fazer o upgrade para participar da comunidade e receber inúmeros benefícios e compartilhe com quem está buscando não apenas visibilidade, mas relevância, vamos adorar receber mais profissionais inquietos na comunidade!
⚡siga nosso instagram para mais reflexões!
📱 faça parte da nossa comunidade no whatsapp para receber insights!