o futuro pertence aos curiosos!
numa era em que a inteligência artificial aprende tudo, o verdadeiro diferencial humano está em conectar saberes diversos. quem cultiva amplitude e reinvenção não apenas acompanha o futuro, molda ele.
há algo em comum entre os nomes mais brilhantes da atualidade e os pensadores que influenciam o amanhã.: nenhum deles cabem numa caixinha.
fomos treinadas a seguir escadas, subir degraus, alcançar cargos, consolidar autoridade, mas o futuro está mais para floresta do que para escada. é sobre ramificar, expandir, misturar, deixar sementes em diferentes terrenos, em vez de uma carreira linear, cultive um ecossistema pessoal.
vivemos num tempo em que a inquietação virou ativo.
quem observa, conecta, pesquisa e experimenta tem vantagem.
não é sobre saber tudo, é sobre não resistir à vontade de saber, afinal, o mundo que nos ensinaram a perseguir – cartesiano, técnico, previsível – já não dá conta da complexidade que enfrentamos!
a era do especialista está em mutação, mas vocês sabem disso há muito tempo, afinal, é um tema que debatemos, defendemos, refletimos e ajudamos a profissionalizar nesse espaço e tudo o que ouvi no SXSW (um dos mais importantes eventos de inovação da atualiade) só ajudou a comprovar.
a multidisciplinaridade não é uma distração, é um modo de existir no mundo com complexidade.
tomo emprestado o título dessa edição de uma pauta especial da Fast Company (um ótimo portal para acompanhar esses insights todos!) e reforço a afirmativa de Mike Bechtel nessa edição do evento, de olho num futuro que nós ajudamos a construir no agora é possível afirmar, a nova elite profissional é composta por generalistas criativos, aprendizes infinitos, multidisciplinares por natureza.
e por rebeldia, afinal as inovações nascem nos atritos, mas isso vocês já também estão fartas de me ouvir falar!
curiosidade é estratégia.
🗝️ faça sua inscrição em BRANDYOURSELF aqui!
● AULA 1.: CONHEÇA A MENTORA E NOSSOS MÓDULOS
● AULA 2.: NOVAS PERSPECTIVAS SOBRE CARREIRA E SUCESSO
● AULA 3.: MERCADO DE TRABALHO E PROFISSIONAIS DO FUTURO
● AULA 4.: TODO MUNDO PRECISA DE BRANDING PESSOAL
● AULA 5.: DIFERENCIAIS CRIATIVOS E POSICIONAMENTO DE VALOR
● AULA 6.: POR QUÊ, PARA QUEM E COMO
● AULA 7.: SEGMENTAÇÃO DE PÚBLICO NÃO CONVENCIONAL
● AULA 8.: UNIVERSO DE MARCA E POTÊNCIA DAS NARRATIVAS
● AULA 9.: MARCA PESSOAL VERSUS MARKETING PESSOAL
● AULA 10.: PROFISSIONALIZAÇÃO COM INTENÇÃO
é o que tenho repetido para vocês, mas a curiosidade espontânea precisa ser transformada numa curiosidade deliberada e isso requer disciplina. é dessa forma que ela abrirá o caminho para o imprevisível, que nos impedirá de engessar nossas mentes.
acima de tudo, é o que vai garantir que sigamos relevantes, mesmo quando o mercado muda de rumo. talvez seja o momento ideal de mundo para reforçar de maneira mais afiada algumas perguntas que sempre permearam nosso percurso enquanto comunidade.:
como você tem alimentado sua curiosidade?
como tem cultivado amplitude em vez de profundidade cega?
como tem treinado o músculo da reinvenção?
afinal, o que estamos testemunhando não é apenas uma mudança de preferência no mercado de trabalho, mas uma transformação fundamental no próprio conceito de conhecimento válido.
a curiosidade não é mais um luxo intelectual, mas uma estratégia evolutiva essencial em um mundo de mudanças aceleradas.
segue abaixo três formas práticas (e sofisticadas) de mudar seu cenário com tudo o que dispõem em mãos!